Como manter seus dados seguros na Internet

0
481

No ano de 2016, foram reportados mais de 600 mil incidentes envolvendo segurança on-line no Brasil, segundo a CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil). A boa notícia é que o número de incidentes caiu em relação ao ano de 2015, quando mais de 700 mil incidentes foram reportados.

Porém, para que a internet seja realmente um lugar seguro, devemos ser cada vez mais cuidadosos. Pensando nisso, listamos dicas valiosas para aumentar a segurança de suas navegações na internet, confira.

Como manter seus dados seguros na Internet

  1. Fique longe de senhas fracas. Certifique-se de que a senha é forte usando letras maiúsculas e minúsculas, números e símbolos. Além disso, tenha uma senha única para cada conta.
  2. Navegadores web são a principal fonte de malwares, então mantenha seu navegador sempre atualizado. Nunca clique em pop-ups e evite páginas que não possuem o protocolo de criptografia SSL/TLS – o protocolo pode ser identificado no endereço web, através da presença do https.
  3. Ao comprar on-line, tenha cuidado com os sites duplicados, ou seja, páginas falsas que simulam a aparência de uma página real para interceptar e roubar dados financeiros. Mais uma vez é importante ficar atento para a presença do protocolo https na página.
  4. Suspeite de e-mails, links e anexos enviados por uma fonte desconhecida ou usando o nome de uma instituição famosa. Não clique em nenhum link, não faça downloads e não forneça nenhum tipo de informação pessoal através de e-mails. Lembre-se que muitas empresas usam o e-mail apenas para divulgar seus serviços, e, quando necessário, informações pessoais são solicitadas por meios mais formais.
  5. Ao realizar qualquer tipo de download, verifique bem a fonte que o disponibiliza.
  6. Nem tudo que é grátis é bom, por isso tenha cuidado ao usar redes livres de Wi-Fi, pois hackers podem usá-las para roubar seus dados pessoais.
  7. Valorize sua privacidade on-line. Evite divulgar endereços, telefones, nomes de familiares e amigos. Criminosos podem usar essas informações para roubar uma senha, por exemplo.

Mãos digitando em um teclado

Essas medidas de segurança são essenciais para preservar sua segurança on-line, mas a dica de ouro é ter um antivírus instalado no seu computador ou dispositivo móvel.

Existem ótimas opções de antivírus que oferecem soluções para casa e empresas, detectando, antecipando e neutralizando ameaças. .

Você conhece mais alguma dica para aumentar a segurança na web? Compartilhe nos comentários!

Imagens: Wikipédia e Artist Run Website.

Este artigo foi criado pela equipe Bitdefender para uso exclusivo do portal Tribo Nerd.

Compartilhar
Artigo anteriorO Google Earth terá uma “nova” expriência a caminho
Programador, empreendedor, e fundador do portal Tribo Nerd. Um bom seriado? Game of Thrones, é claro!

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code