Marble estreia seus robôs autônomos de entrega de alimentos

0
865

Marble anunciou sua primeira parceria, um que vai entregar comida aos San franciscanos por um pequeno robô autônomo.

Com sede em São Francisco, Marble tem andado por aí em segredo há algum tempo, mas um escritor de tecnologia eagle-eyed viu um Marble / Yelp Eat24 co-marcado robô nas ruas no mês passado, aparentemente durante uma sessão de fotos promocionais.

De qualquer forma, Marble hoje oficialmente levantou a tampa em seu trabalho com o serviço online de pedidos de comida do Yelp.

Yelp Eat24 é o resultado da aquisição da start-up Eat24 por parte do Yelp em um acordo de US $ 134 milhões em 2015, e em frente a alguns clientes terão a chance de ter seu alimento entregue por um dos pequenos robôs de Marble.

Marble & Yelp Eat24

Além de seu vínculo com a Yelp, Marble também revelou que arrecadou US $ 4 milhões em uma rodada de financiamento de sementes em abril do ano passado, liderada por Eclipse, com participação de Maven Ventures, Amplify Partners e Laboratórios Lemnos.

Como funciona

Vários restaurantes locais optaram para ajudar Marble e Yelp julgamento do novo serviço, com os restaurantes colocando suas refeições dentro de baias de carga do bot. Os clientes digitaram um código de acesso para desbloquear o compartimento de carga e receber seus alimentos.

O chamado “último-milha” serviço de entrega irá implicar uma pequena escala roll-out inicialmente, abrangendo San Francisco Mission e Potrero Hill Distritos. Mas vale a pena notar aqui que o robô de Marble vai usar uma abordagem híbrida inicialmente, o que significa que todas as entregas são na verdade semi-autônomo. Isso significa que os seres humanos estarão na mão para intervir fisicamente, dependendo das situações encontradas pelos robôs.

Os fundadores de mármore Jason Calaiaro, Matt Delaney e Kevin Peterson encontraram-se no Robotics Institute da Carnegie Mellon, onde trabalharam nos carros auto- dirigidos originais para o DARPA Grand e Urban Challenges . Eles também trabalharam em vários projetos de robôs autônomos para o Lunar XPrize do Google e o Regolith Excavation Challenge da NASA . O trio então se reuniu para formar Marble em 2015.

“Na Marble, nossa visão é criar robôs úteis que melhorem a vida de bairro urbano para todos”, disse Delaney, CEO da Marble. “Estamos criando uma maneira mais eficiente, confiável e acessível para que as pessoas recebam o que precisam e ao mesmo tempo reduzindo o congestionamento urbano e a pegada de carbono. Nosso sistema reforça o comércio local e desbloqueia todo o potencial da economia sob demanda, permitindo que seja algo de que todos possam se beneficiar “.

Marble não é a única empresa a operar neste espaço. Starship Technologies, uma startup sediada em Estónia criado pelos fundadores do Skype , tem vindo testar seus robôs em todo EUA e cidades europeias desde o final de 2015. Já em dezembro, a gigante de entrega de comida Europeia apenas comer reivindicou um “primeiro mundo” refeição entregue-zangão, usando Starship Technologies em Londres . E algumas semanas atrás, a  Domino’s anunciou um julgamento semelhante para entregas de pizza em várias cidades europeias.

Starship & Domino’s

Os robôs não estão apenas invadindo o reino de entrega de alimentos, no entanto. Em breve poderia ser bastante viável para as suas refeições a ser ordenada, feita e entregue sem um humano à vista. Domino’s já está oferecendo um serviço de pedidos de pizza através de um bot Facebook Messenger, enquanto a Zume Pizza, baseada na Mountain View, está operando uma cozinha comercial usando robôs para aplicar e espalhar o molho na base, enquanto outra coloca a pizza no forno.

O robô de Marble usa tecnologia semelhante à de Starship Technologies e, para isso, auto-dirigindo carros. Eles são capazes de navegar passagens ocupadas usando sensores embutidos e câmeras, ao mesmo tempo mapeando a calçada para otimizar sua rota. Um porta-voz disse que Marble planeja mapear a “maioria” das calçadas de San Francisco durante o próximo ano, já que quer aumentar seus planos para entregas de alimentos baseadas em robôs.

Vale a pena salientar aqui que ainda é muito cedo, e ainda existem muitos obstáculos antes de entregas de alimentos de robôs serem realizadas de forma totalmente autônoma. Embora os compartimentos da carga estejam trancados, significando que ninguém além do cliente pode alcançar o alimento, há ainda forças externas que poderiam interferir com a viagem de um robô de A a B. O que pode parar um brincalhão de jogar algo sobre o robô para obstruir sua visão? Ou talvez até passar alguma lama sobre a câmera e sensores? É por isso que os robôs de Marble serão acompanhados por uma pessoa inicialmente, e é difícil imaginar um momento em um futuro próximo, quando essas máquinas são deixadas a funcionar completamente fora de sua própria vontade.

“Com o rápido crescimento dos mercados on-demand e e-commerce, resolver o problema da entrega da última milha é extremamente importante”, disse Greg Reichow, sócio-geral da Eclipse. “A solução existente de usar combustíveis fósseis de 3000 quilos, carros de congestionamento urbano não é escalável. Nós investimos em Mármore por causa de sua tecnologia inovadora e equipe excepcional.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here

*

code